Programas na Região Centro

765_360_0-apps-de-vinhos_1527608289.jpg

Descobrindo os Vinhos de Portugal

09 Noites / 10 Dias

Portugal está entre os Top 10 dos melhores destinos vinícolas para viajar do mundo, e quem o diz são os editores da revista norte-americana Wine Enthusiast, que viajaram o globo à procura dos lugares perfeitos para os fãs do vinho.

hotel-the-vine-7_171920498453a177af74f94

À descoberta dos Vinhos de Portugal e Espanha, Luxury Edition

14 Noites / 15 dias

Este programa proporciona a oportunidade única de conhecer várias cidades, regiões vinícolas, bem como usufruir de uma combinação cultural entre dois países tão idênticos e simultaneamente tão diferentes.

aldeia-do-piódão.jpg

Pelas Aldeias Históricas De Portugal

11 Noites / 12 Dias

Venha descobrir as aldeias históricas de Portugal localizadas na região centro do país carregadas de História, Cultura e Património. 

 

Experiências | Actividades

Dicas

A zona Centro de Portugal oferece um laço natural entre os frescos campos verdes do Norte e as quentes e secas planuras do Sul. Cortada por pequenos rios, salpicada de altas montanhas e profundos vales, a paisagem é rica em bosques de pinheiros e eucaliptos, tendo na costa algumas das melhores praias da Europa meridional. Erguendo-se a 1.993 metros de altitude, o pico da Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental.


Gastronomia
Para além da sua grande beleza, a região Centro é uma das partes de Portugal onde a gastronomia é mais variada, baseando-se em produtos regionais e, muitas vezes, sazonais. É o que acontece, por exemplo, com o ensopado de enguias e com as inúmeras formas de grelhar carnes e mariscos.
A maior parte dos pratos mais típicos de Portugal podem encontrar-se nesta zona, como as saborosas sopas de peixe, o linguado, a pescada cozida, as santolas e sapateiras, as iscas, os pratos de caça e os tenros bifes de cebolada.
Quem visitar a antiga Universidade de Coimbra não pode deixar de experimentar a chanfana, estufado de cabra em vinho tinto, nem de se deleitar com os deliciosos doces conventuais.
O prato mais famoso do Centro de Portugal é, contudo, o leitão, típico da Mealhada e da Bairrada. A truta fresca é um ex-libris da Covilhã, cidade pitoresca da encosta da Serra da Estrela, onde também podemos encontrar o fantástico queijo da Serra, feito a partir de leite de ovelha.


Visita obrigatória
A principal cidade da região é Coimbra, onde nasceram seis reis e se situa a mais antiga universidade portuguesa – e considerada a segunda mais antiga do mundo. A sua sé catedral (a chamada Sé Velha) é um dos melhores exemplos de arquitetura românica na Europa. O centro arqueológico de Conímbriga, a Sul de Coimbra, revela provas da ocupação romana que datam do século II antes de Cristo. Com as suas salinas e canais ao estilo de Veneza, Aveiro é outra das cidades da região Centro a não perder.


Principais atracões

Praça da Catedral, Viseu
Serra da Estrela
Aldeia de Monsanto
Guarda, a cidade mais alta de Portugal
Praia da Figueira da Foz
Cidade velha e Universidade de Coimbra

 

Principais eventos e festividades

 

• Festas da Ria - Aveiro - Julho, Agosto

• Festas da Rainha Santa - Coimbra - Julho 

• Queima das Fitas - Coimbra - Maio

• Festival de Parapente - Linhares da Beira - Agosto 

• Festa da divina Santa Cruz - Monsanto - Maio

• Citemor - Festival de Montemor-o-Velho - Julho, Agosto 

• Feira de São Mateus - Viseu - Agosto, Setembro