Programas Islas Baleares

Menorca-xlarge.jpg

Ilhas Espanholas do Mediterrâneo

...

Conheça as Ilhas Baleares, um conjunto de ilhas que fica no Mar Mediterrâneo, a leste da Catalunha e que são um destino imperdível no verão europeu. Para lá chegar pode entrar por Barcelona ou Valencia e fazer a travessia em ferry ou em voos curtos de pouco menos de uma hora.

 

Experiências | Actividades

Dicas

No Mar Mediterrâneo situam-se as ilhas Baleares. São Ilhas com praias lindas, praias desertas, praias impecavelmente preservadas. O clima é seco e as temperaturas são altas durante o período de Abril a Agosto. De Setembro a Março não é aconselhado para praia, pois poderá fazer algum frio.

A costa mediterrânea tem muitas praias e belas ilhas, como Ibiza, conhecida por sua badalação e suas mega discotecas; Palma de Mallorca, um sofisticado balneário; e Minorca, mais tranquila.

 

Visita obrigatória & Principais atracões: 

- Ibiza: É a maior e mais movimentada ilha das Baleares, sendo também a mais conhecida. Possui belas praias, clima tropical e acolhedor, um ambiente nocturno bastante agradável.

- Menorca: Em Menorca podemos encontrar pequenas "Calas", que são, nem mais nem menos, pequenas praias entre formações rochosas, e são, sem dúvida, a maior atracão desta ilha.  Sendo uma das ilhas mais calmas das Baleares, esta zona consegue manter o seu ritmo bastante tranquilo mesmo durante a época de Verão. Uma natureza linda, quase arrogante com um mar turquesa que cava a pedra branca e friável nas altas paredes rochosas ao sul, e praias a mar aberto sem fim ao norte com sua rocha vermelha e preta vulcânica.

- Maiorca é a maior Ilha do arquipélago das Ilhas Baleares. O clima ameno e a localização, fazem desta Ilha um destino turístico bastante procurado, e apreciado. Esta ilha possui diversas atracções, não podendo deixar de visitar Palma de Maiorca, a capital da ilha. Na capital da ilha, Palma, a história é visível nos seus monumentos. São de visita obrigatória, a Catedral de Palma – construção iniciada no século XIV -, o Palácio de Almudaina e a Basílica de Sant Francesc. O Museu de Maiorca, no Palau Ayamans datado do século XVII, foi inaugurado em 1968, e acolhe inúmeras obras de arte que estão relacionadas com a história da ilha, desde pinturas, cerâmicas e objetos pré-históricos, por exemplo.

Longe da confusão das praias, na costa noroeste, na serra de Tramuntana, estão situadas aldeias, com casas de pedra, e além das rotas de automóvel é possível fazer percursos pedestres. No extremo norte da ilha, deslumbre-se com o Cap de Formentor. Esta estreita língua de terra, a península de Formentor, é rodeada de altas arribas. O ponto mais alto de Formentor, Fumart, fica a 384 metros acima das águas do mar. Pela estrada da ilha, vai encontrar o Mirador des Colomer, com vista para o mar. Aproveite a panorâmica, a partir da torre de guarda da Talaja de Albercutx, do século XVI. Valldemossa é considerada uma das mais bonitas aldeias de Maiorca. Fica nas montanhas a cerca de 17 quilómetros da capital Palma. Com apenas dois mil habitantes é um local pitoresco, bem cuidado, e que encanta com as ruas históricas e decoradas com flores. Tudo muito bem preservado, com cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte. É fácil perceber porque era este o local escolhido por muitos artistas (como Chopin) para encontrarem inspiração.

 

Gastronomia

A gastronomia mallorquina oferece todas as vantagens da comida mediterrânea, que é tida como uma das mais completas e saudáveis. Ela representa as diferentes culturas que moldam a identidade do local, e é essa variedade que dá à gastronomia de Mallorca o prestígio que tem hoje. A maioria dos produtos utilizados são feitos na própria ilha, resultando em pratos com uma completa gama de carnes de alta qualidade, peixes frescos e uma deliciosa variedade de vegetais e frutas de época. A gastronomia de Mallorca é marcada pela utilização do azeite de oliva, típico da região, que vai bem com o leve das verduras e frutas e com o sabor refinado dos vinhos de lá. O peixe é igualmente importante, há diversos pratos cujos protagonistas são os frutos do mar, todos eles encontrados nos restaurantes mais tradicionais da ilha, chamados de “cellers”.

Uma das comidas mais conhecidas de Mallorca é o Frito Mallorquín – um prato com miúdos (fígado, pulmão e coração). Um prato muito bem temperado e a mistura com batatas, pimentões e alho deixa tudo mais harmônico.

O Tumbet é a opção mais conhecida da região. O prato vem em camadas e até lembra uma lasanha. Batatas, abobrinhas, berinjelas, pimentões e tomates são os ingredientes básicos da receita tradicional.

Sobrasada, um embutido de carne de porco muito saboroso. Ela é normalmente temperada com sal, pimenta preta e pimentão e por isso o gosto é tão marcante e intenso.

GATÓ MALLORQUÍN, bolinho doce de amêndoas, de consistência molhada, perfeito quando também é acompanhado por um sorvete. 

Principais eventos e festividades

  • Ciutadella Fiestas – Junho

  • Fiestas de Sant Jaume – Julho

  • Es Mercadal Fiestas - Julho