Programas em Lisboa

Lisboa e Porto para “wine and food lovers “
07 noites / 08 dias
Que Lisboa e o Porto estão na moda já não é novidade para ninguém, que são cidades lindas todos sabemos, agora que ambas as cidades tem cada vez mais lugares incríveis, trendy e originais para descobrir é motivo para celebrarmos e fazermos um roteiro diferente e alternativo.
Experiências | Actividades
Dicas
Colocada de forma quase majestosa na margem direita do estuário do Tejo, Lisboa é uma das cidades mais fascinantes da Europa.
O grande encanto da capital portuguesa reside nos seus fortes laços com o passado, com abundância de palácios restaurados, majestosas igrejas e um castelo milenar colocado no alto da mais alta colina lisboeta, testemunhos vivos da rica herança cultural de Lisboa. Totalmente destruída pelo terramoto de 1755, o centro da cidade é, na sua quase totalidade, do século XVIII, com excepção dos medievais Bairro Alto e Alfama, zonas que ladeiam a chamada Baixa Pombalina.
Gastronomia
Comer em Lisboa é uma rica mescla entre as generosas doses de pratos típicos servidas nas “tascas” que polvilham toda a cidade, normalmente propriedade da mesma família há várias gerações, e o estilo moderno e internacional de restaurantes mais recentes, de que o Eleven, no topo do Parque Eduardo VII, é apenas um exemplo.
Na mais humilde das “tascas” como no mais sofisticado dos restaurantes, o bacalhau é presença obrigatória, seja à Brás, com cebola e batata palha, no forno ou numa miríade de outras receitas.
A gastronomia lisboeta é influenciada não apenas pelo mar mas, também, pela proximidade às férteis planícies alentejanas. Mais do Norte, nas zonas montanhosas da Serra da Estrela, vêm outros produtos que fazem as delícias dos comensais. São cada vez mais os chefs (e os restaurantes) que, em Lisboa, trabalham os ingredientes tipicamente portugueses de formas inventivas, dando à cozinha local uma nova e atraente “roupagem”.
Visita obrigatória
São muitas as novas atracões surgidas em Lisboa desde a Feira Mundial Expo 98. Entre eleas destacam-se o maior oceanário da Lisboa, em pleno Parque das Nações, na zona oriental da cidade.
No alto de uma colina, sobre a Baixa de Lisboa, situa-se o castelo de S. Jorge, outrora mouro, depois cristão e actualmente sede de um fascinante museu. Deste monumento milenar os olhos dos visitantes acedem a uma espantosa paisagem, onde o antigo se mistura com o moderno e a obra do homem contrasta com as paisagens naturais.
Ainda na Baixa, uma viagem no Elevador de Santa Justa, obra metálica de grande beleza do engenheiro francês Raoul Mesnier du Ponsard.
Principais atracões:
-
Castelo de S. Jorge
-
Sé Catedral e Igreja de Santo António
-
Museu Gulbenkian
-
Museu Nacional de Arte Antiga
-
Museu do Azulejo
-
Elevador de Santa Justa
-
Praça do Comércio
-
Bairro da Baixa - Chiado
-
Miradouros de Santa Catarina e de São Pedro de Alcântara
-
Bairro de Belém (Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos)
-
Parque das Nações (zona Oriental de Lisboa)
Principais eventos e festividades
-
Peixe em Lisboa – Junho
-
Rock in Rio Lisboa - Maio, Junho
-
Festas de Lisboa – Junho
-
Edp Cool Jazz Festival – Julho
-
Festival Delta Tejo – Julho
-
Festival da Caparica - Agosto
-
Festival dos Oceanos – Agosto
-
Jazz na Gulbenkian - Agosto