Programas no Alentejo

ng6318044.jpg

Pelas Judiarias de Portugal e Espanha

16 noites / 17 dias

A Rede de Judiarias de Portugal e Espanha ou as Rotas de Sefarad tem por fim uma atuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitetónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica. 

MegaSport_1-1.jpg

Bike Tours em Portugal

09 Noites / 10 Dias

 Portugal é um país reconhecido pela autenticidade e simplicidade das suas tradições e do seu povo, é um destino por excelência para quem procura turismo de natureza e fazer uma bike tour, pela beleza paisagística, oferta cultural, trilhos fantásticos e estradas com pouco tráfego.

Screen-Shot-2016-03-29-at-15.23.14.png

Experiências Younique em Portugal  

13 Noites / 14 Dias

Se é amante de vinhos e boa gastronomia, gosta de novas experiências e de conhecer diferentes culturas e costumes, então aceite este desafio Younique!

 

Experiências | Actividades

Dicas

Com a sua paisagem colorida, largas estradas e quase hipnóticas vilas e aldeias caiadas de branco, a grande área do Alentejo é, talvez, a mais vívida das regiões de Portugal – e certamente a maior. Ocupando perto de um terço do território continental português, revela-se em todo o seu esplendor durante a Primavera, quando as flores bravas salpicam de cor os campos e as pastagens. Durante centenas de anos o Alentejo foi um campo de batalha, primeiro contra os mouros e, mais tarde, perante os invasores espanhóis. Hoje, aqui se produz a maior parte da cortiça disponível no mercado internacional.

Gastronomia

A região alentejana é famosa pelos seus pratos à base de pão, conhecidos por açordas e migas, dos quais o mais popular inclui camarões. Curiosamente, o prato que inclui o nome da região (a carne de porco à alentejana, com pedaços de carne, colorau, amêijoas e batatas fritas aos cubos) não faz parte da gastronomia local, tendo sido inventado em Lisboa e sendo, actualmente, presença fixa nas ementas de Norte a Sul do País. Os doces e sobremesas são uma das grandes riquezas do Alentejo, especialmente as deliciosas queijadas produzidas em Évora, a capital da região. Os vinhos alentejanos têm vindo a crescer em popularidade e importância das duas últimas décadas, competindo já com o que de melhor se produz no Douro.

Visita obrigatória

No coração do Alentejo, a cidade amuralhada de Évora é uma boa base para a exploração de inúmeras aldeias e vilas merecedoras de atenção, que se espalham por um raio de poucos quilómetros. Mesmo sem sair da capital alentejana, porém, podemos visitar um templo romano (templo de Diana) e uma impressionante catedral gótica. Elvas, bem perto da fronteira espanhola, é o maior bastião defensivo português. As suas principais atracções incluem uma catedral manuelina e notáveis painéis de azulejos na igreja do convento de S. Domingos. Mesmo no exterior da cidade situa-se o aqueduto romano da Amoreira, com os seus sete quilómetros de extensão.
Os habitantes de Estremoz, não muito longe de Elvas, lograram preservar a zona alta da cidade, onde um torreão se ergue sobre o castelo. A parte baixa está rodeada de fortificações, ali podendo encontrar-se a igreja gótica do convento de S. Francisco.
Outros locais de interesse no Alentejo inclui as bonitas cidades de Portalegre, Montemor-o-Novo, Monsaraz e Mértola.

 

Principais atracões

Palácio ducal de Vila Viçosa
Castelo do século XIII de Monsaraz
Castelo do século XIII de Marvão
Templo romano de Diana, em Évora
Muralhas de Elvas
Convento da Conceição, em Beja

 

Principais eventos e festividades

 

Festa da Flor - Campo Maior - Setembro

Festival de música clássica de Évora - Julho

Festival Islamico de Mértola (bi-anual) - Maio

Festival Músicas do Mundo - Sines - Julho

TMN Festival do Sudoeste - Zambujeira do Mar - Agosto

Monsaraz Museu Aberto - Julho

Baja Portalegre 500 - Novembro