Programas Castilla y León

naom_59391087ce1e9.jpg

À descoberta dos Vinhos de Portugal e Espanha, Luxury Edition

14 Noites / 15 dias

Este programa proporciona a oportunidade única de conhecer várias cidades, regiões vinícolas, bem como usufruir de uma combinação cultural entre dois países tão idênticos e simultaneamente tão diferentes.

 

Experiências | Actividades

Dicas

Nessa região ficam três antigas cidades de especial interesse para quem visita a Espanha a turismo: Ávila, Segóvia e Salamanca. 

Na Extremadura, perto da fronteira com Portugal, fica Mérida, uma cidade da época dos romanos que conserva um patrimônio arqueológico importante. Castilla y León, um planalto acidentado que oferece lindas vistas, corresponde ao centro norte da Espanha e faz fronteira, a leste, com Portugal. 

Formada pelos antigos reinos de Castilla e de León, reunidos na primeira metade do século XI por Fernando I, a região teve profunda influência na história do país e na expulsão dos mouros do território espanhol. Sua rica história tornou-a herdeira de um considerável patrimônio arquitetónico romano, medieval e renascentista que inclui muralhas, castelos, igrejas e catedrais de extrema beleza. 

Em Castilla y León ficam algumas das mais belas cidades da Espanha: León, Burgos e três cidades consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: Ávila, Segóvia e Salamanca.

 

Visita obrigatória & Principais atracões: 

- Salamanca: Os lugares mais interessantes são: a Plaza Mayor, a mais bonita das praças em estilo barroco da Espanha; a Catedral, que levou 200 anos para ser construída e por isso apresenta uma mistura de estilos que vai do gótico ao barroco; a velha Catedral, um belo exemplo de transição entre romano e gótico; a Universidade; o palácio Monterrey e a Casa de Las Conchas. 

- Segóvia: cidade antiquíssima, foi o centro da resistência contra a ocupação romana. Capital nos tempos da dominação árabe, foi, após a expulsão dos mouros, também residência de numerosos reis de Castela. Foi em Segóvia, aliás, que Isabel, a Católica, foi declarada rainha de Castela. Os pontos turísticos mais importantes pontos são a Catedral, o museu, a igreja São Vicente e as muralhas, muito bem conservadas – um belo exemplo da arquitetura militar da medieval. Segóvia conserva lembranças históricas de seu passado, como as muralhas medievais, o imponente aqueduto romano, a “calle Real”, com belos palácios do século XIV, a Catedral e o Alcázar, residência de vários reis, modificado e reformado muitas vezes ao longo de sua história.

- Avila: Ávila , uma das cidades mais antigas da Espanha, tem uma origem que se perde no tempo. Fortificada pelos romanos, Ávila foi conquistada pelos árabes no século VIII. Reconquistada no fim do século XI pelo genro de Alfonso VI de Castela, tornou-se o lugar preferido de moradia da família real. No século XII, os muros de Ávila foram reforçados e tomaram o aspeto que vemos hoje. Tendo sido muito próspera na Idade Média, a cidade entrou em decadência no início de 1600, com a expulsão dos mouros.

- León: Além de seu animado centro histórico em torno da Plaza Mayor, Léon tem entre suas atrações um importante patrimônio arquitetônico de diferentes épocas. Os destaques são suas antigas muralhas, igrejas medievais, como a esplêndida catedral gótica, a colegiata de San Isidoro, em estilo românico espanhol, e palácios, como a Casa de Botines, a Casa de los Guzmanes e o renascentista Hostal de São Marcos, transformado em Parador (hotel).

 

Gastronomia

 

Terra do queijo manchego, de gosto aveludado e agri-doce, uma companhia excelente para um vinho branco como o verdejo, da região de Rueda. Também desta região vem o dry-aged Jamon Ibérico, principalmente das cidades de Salamanca e Guijuelo, duas joias da região. 

Costillas de Cerdo Al Ajillo con Patatas, é um prato típico nortenho, facilmente encontrado nos restaurantes da região das Astúrias e León. Antes de ser frita na panela de ferro, a costela de porco é partida em pedacinhos e marinada no vinho branco seco, sal grosso e dentes de alho. 

O biscoito amanteigado Polvorón, é um docinho típico das festas natalinas espanholas, muito apreciado na região de Castilla Y Léon, mas podem ser encontrados por todo o país. Existem várias receitas de Polvorón, a mais tradicional e simples é feita à base de farinha de trigo, amêndoas sem casca, gordura de porco, açúcar refinado e canela. 

Principais eventos e festividades

  • Festas da Semana Santa – Março ou Abril

  • Festa do Entrudo ou de Carnaval – Fevereiro ou Março